quarta-feira, 23 de setembro de 2020

O ataque contra Zanin é político


Cristiano Zanin, advogado de Lula, foi algo de um ataque político disfarçado de combate à corrupção: sofreu uma busca e apreensão em seu escritório e em sua casa, acusado de estar envolvido em desvio de dinheiro do sistema S. O advogado, em nota, diz que toda sua relação com o caso está documentada, e está provado que não está envolvido com crime algum. Contudo, isso não importa: a Lava-jato não é uma operação honesta de combate à corrupção. É uma operação política de combate à esquerda e é instrumento do imperialismo inclusive.

Zanin está sendo atacado politicamente, está sendo punido por defender um político de esquerda, no caso, Lula. (E já foi antes, quando o acusaram de receber dinheiro da Odebretch). 

A busca e apreensão que sofreu, repleta de irregularidades, também é fruto do ambiente de total ausência de constitucionalidade no Brasil. Hoje, as instituições não se guiam pela lei e pela Constituição, nem na aparência: o que há é a implantação, mesmo que gradual, de um regime de força.

Não é possível saber se é coincidência ou não essa operação ter ocorrido logo após o pronunciamento de Lula do dia 7 de setembro ou não. Mas não é necessário, fica claro o efeito político: punir um advogado por exercer sua profissão de forma a defender Lula, que é o principal instrumento político da classe trabalhadora brasileira.


A nota, inteira, de Zanin:

https://www.conjur.com.br/dl/nota-zanin.pdf


Colabore com nossa imprensa operária, assine o Farol Operário: https://apoia.se/faroloperario
Se não puder colaborar, compartilhe nosso trabalho, isso dá amplitude às nossas denúncias e tem grande valor para nós.
Acompanhe nossas redes: https://www.facebook.com/faroloperario
Instagram: @farol.operario

Um comentário:

  1. Tá cheio de bolsonaristas falando besteira na página...mto comentário ofendendo as postagens..

    ResponderExcluir

Governo Boric será de direita besuntado em um esquerdismo de fachada

No dia 11 o novo presidente do Chile tomou posse, após 4 anos de governo do direitista Sebastián Piñera. A imprensa internacional deu muito ...