sexta-feira, 17 de julho de 2020

A Disciplina Operária: o coletivo sobre a moral individual


O Companheiro Trena abre uma discussão sobre a disciplina operária. De modo específico, toca no problema da disciplina. Conduz a linha de pensamento apresentando que a disciplina se constrói coletivamente, nos termos da organização. Uma disciplina construída sozinha, sem uma organização, sem fins organizativos coletivos tende ao fracasso pelo seu teor desmoralizante.

A organização, portanto, permite que cada indivíduo possa centralizar e organizar sua vida a partir de uma finalidade comum, sendo que a solidariedade dos companheiros levantam a moral e empurram para persistir na disciplina operária, continuar o trabalho coletivo para finalidades maiores do que a própria vida pessoal da pessoa. Enquanto organizador coletivo e disciplinador, portanto, a organização de qualquer fim, inclusive as operárias, esclarece, direciona e conduz à melhor organização da agenda individual e coletiva. Link da discussão: https://www.youtube.com/watch?v=EYq_8YN7zeE

Colabore com nossa imprensa operária, assine o Farol Operário: https://apoia.se/faroloperarioSe não puder colaborar, compartilhe nosso trabalho, isso dá amplitude às nossas denúncias e tem grande valor para nós.
Acompanhe nossas redes: https://www.facebook.com/faroloperarioInstagram: @farol.operario


quinta-feira, 16 de julho de 2020

Propaganda que mostra o nazismo patronal agindo nas eleições sindicais em Ribeirão Preto


image.png
Eu não vou me enganar, a luta pelo Fora Nogueira teve um dos seus ápices na campanha da Chapa 1, a vencedora do pleito eleitoral. Tudo isso aumenta a fragilidade dos tucanos, que lançaram mão de um estratagema desenvolvido para que a Justiça tivesse poder para legitimar o pleito eleitoral, tudo isso em cima de uma campanha caluniosa de perseguições com os ataques feito em nome da Sevandija. Mesmo assim, não há nenhum tipo de ilegitimidade, nem mesmo a Justiça conseguiu colocar qualquer infundamentada alegação como plausível contra a posse da atual direção. Mas, toda campanha suja da imprensa contra o sindicato sempre faz suas presas nas cabeças mais fracas... e agora, em tempos de paralisia total da política local, vai ser utilizada contra todos aqueles que verdadeiramente falaram Fora Nogueira e fizeram críticas pertinentes, como é o caso da mostra evidente do autoritarismo do prefeito ao compará-lo com o líder nazista. Pouca gente tem coragem para isso, e muita gente oportunamente decidiu se aliar ao prefeito por ilusão eleitoral de surfar na onda caluniosa da imprensa burguesa para abocanhar o sindicato. Tem gente que prefere mil vezes os afagos do prefeito a elogiar esta excelente propaganda. Este é um dos exemplos práticos que justificam que não se pode intervir no Sindicato, ao menos que se queira a continuidade de direitistas, como Nogueira, eternamente. Esta é a verdadeira luta em todas as esferas do sindicato, um constante assédio dos setores patronais a serviço da fragmentação e todo tipo de sabotagem, isso inclusive na eleição. Tem gente que fala que o patrão é nazista, tem gente que fala que o sindicato é corrupto (E foi assim que aconteceu na eleição sindical).
Veja a propaganda em 

https://www.facebook.com/chapa1unidadeelutaRP/videos/132064327920246/?t=0


Manifesto da esquerda operária de Ribeirão Preto Todo poder ao sindicato

image.png
1- Em sociedades desenvolvidas como a nossa, os setores do povo se organizam em instituições. O Sindicato é aquela que representa os interesses dos trabalhadores. 

2- O povo pobre é carente de tudo, sendo obrigado a se atender nos hospitais, escolas e demais serviços públicos. Assim, os serviços públicos são os serviços essencialmente para os pobres. 

3- Em nossa sociedade, os setores privados lançam serviços supostamente de qualidade para a parcela mais rica da população, que não padece do mal estruturado serviço público. 

4- Os ricos querem sabotar o serviço público para abocanhar a fatia do mercado correspondente a eles, e por isso não se importam com o problema do salário dos servidores e fazem campanha pública para atacar o Sindicato e os servidores nos monopólios de comunicação. Todos os veículos de comunicações de massa são os amplificadores desta luta contra os empregados do povo. 

5- Um dos principais problemas do setor público são os baixos salários e falta de profissionais, algo que torna a qualidade da saúde e educação sofrível. 

6- Os veículos de comunicação são a principal arma de propaganda e manipulação eleitoral, deixando os candidatos sem nenhum espaço. 

7- Só as organizações fortes como os partidos de esquerda e os sindicatos fazem a luta pelo povo ganhar proporções que não sejam ignoradas nas Televisões. Isso acontece pelo fato da luta dos trabalhadores mobilizar tantas pessoas em uma politização constante que transformou a greve de 2019 numa Campanha pelo Fora Nogueira. 

8- O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto colocou um cronômetro pelo Fim do poder de Duarte Nogueira (PSDB), por isso mostra que é a principal organização real de luta contra a opressão tucana. 

9- Partindo deste ponto colocamos aqui eixos básicos de pauta municipal: 

A- O Sindicato é soberano, pois é a voz organizada dos servidores do povo de Ribeirão Preto. Qualquer outro grupo ou instituições não pode interferir nas decisões e na vida sindical:  Nenhuma Intervenção! 

B- Pelo fato do sindicato ser a organização política mais avançada que entendeu a necessidade de um governo do povo e para o povo, pois o fim do poder de Nogueira não é um ataque pessoal de uma inimizade sindical, é a luta por um governo operário enquanto política mais acabada e contundente. Por isso, é a voz legítima do povo, deve ter ao menos duas inserções por ano de 10 minutos. (Programa Municipal do Sindicato em todas as cadeias de veículos de transmissão – Rádio, TV´s e comunicados impressos, sem censuras ou cortes). Lembrando que o governo já faz propaganda em TV, está na hora da propaganda sindical ao povo de Ribeirão Preto. 

C- Todos os trabalhadores são representados única e exclusivamente pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, caso haja fragmentação como é o caso da APROFERP, deve-se lutar pela unificação ou extinção desta fragmentação, que serve unicamente para atacar a legitimidade do sindicato. (Sindicato único e representante de todos aqueles que prestam serviços, fazem trabalho ou tenham qualquer relação de vínculo patronal com a Prefeitura de Ribeirão Preto)

D- A Educação, DAERP e Saúde precisam ser dirigidas por uma junta de pessoas eleitas entre todos os trabalhadores daquela pasta, sendo o pleito organizado exclusivamente pelo Sindicato, por isso também a necessidade de se evitar os rachas, que colocam em risco o poder operário. 

E- Nenhum representante do povo pode ser morto como Marielle ou preso como Lula, Darcy Vera, Chiarelli e José Alfredo. Todas prisões injustas e políticas pois interessam somente aos patrões.

FORA NOGUEIRA
FORA BOLSONARO 
TODO PODER AO POVO, REPRESENTADO PELO SINDICATO

Editorial 13/07/2020 - O Brasil foi invadido

images.jpg
A situação é clara: O Brasil foi invadido por forças estrangeiras e estamos sob um governo de ocupação. Não foi invadido de forma tradicional, com exércitos se enfrentando, mas sim por infiltrados na política. Essas afirmações são válidas por causa das últimas revelações de que o FBI esteve envolvido, de forma, inclusive, ilegal, na operação lava-jato. Os efeitos da Lava-Jato são claros, principalmente a fraude eleitoral: Lula foi impedido de concorrer e vencer as eleições e, em seu lugar, foi colocado Jair Bolsonaro, um cão dos Estados Unidos da América, que bate continência até para vermes rastejantes, se forem norte-americanos.

Mas essa revelação não é a única evidência da ocupação que o Brasil sofreu: desde muito tempo, o principal objetivo da direita como um todo, mesmo os "rivais" do bolsonarismo, era implantar um governo subserviente aos EUA, seja por eleições, seja pelo golpe contra Dilma Roussef em 2016. 

Não nos enganemos: a direita e a burguesia brasileira se contentam com uma posição subalterna, não soberana: o Brasil, para eles, é uma colônia dos gringos, a ser, por eles, meramente administrada: essa administração não é nada mais que a organização do saque de nossos recursos naturais, da exploração do trabalho do nosso povo, e a destruição da indústria e de qualquer aspecto que leve o país a pretender ser desenvolvido. Essa foi, inclusive, a postura histórica da direita brasileira: com as exceções parciais de Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas, todos os governos brasileiros, do império até FHC, foram governos subalternos, coloniais. Mesmo Portugal, na época do Brasil colônia, era ele mesmo uma semi-colônia Britânica.

É um erro assumir que a direita tenha intenção de devolver a soberania ao país: sempre foram e sempre serão entreguistas, pois a única arma de países atrasados contra a influência estrangeira é a organização do povo e um governo operário. Portanto, o caminho é claro: a esquerda deve deixar de lado a apatia e tomar uma posição, organizando o povo para a luta. Contra a direita, e também contra o bolsonarismo. Defender a soberania de um país colonial, como o nosso, é defender um Estado operário, pois a tomada do poder pela classe trabalhadora é a única arma capaz de fazer frente ao Império.

Colabore com nossa imprensa operária, assine o Farol Operário: https://apoia.se/faroloperarioSe não puder colaborar, compartilhe nosso trabalho, isso dá amplitude às nossas denúncias e tem grande valor para nós.
Acompanhe nossas redes: https://www.facebook.com/faroloperarioInstagram: @farol.operario

Os atos da direita em Ribeirão Preto


Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é uma cidade onde os setores políticos estão altamente fragmentados. Não há um setor ou figura política que unifique os setores populares ou patronais, sendo que a luta pela prefeitura está colocando as disputas as claras. Os tucanos e a direita bolsonarista, ambos em crise por não terem apoio, estão em um cabo de guerra utilizando os comerciantes para tentar mobilizar uma massa para a sua própria política. Enquanto isso, a esquerda não se acerta por estar totalmente focada em fortalecer seu próprio aparato burocrático. 

O povo da cidade, sem se ligar a nenhum dos polos políticos, observa tudo. Os monopólios de comunicação, sabendo de seu poder irrestrito por não haver nenhum jornal de esquerda, criam as narrativas perfeitas para emplacar seus projetos políticos: a mais usual é aquela em que coloca os ribeirão-pretanos como coxinhas, amantes dos patrões e da direita, mesmo que não haja nenhum partido de direita com legitimidade popular. Mas, se o povo não está do lado dos coxinhas, eles não desistem de sua mobilização e fazem questão de colocar peso em seus atos, como estão ocorrendo na frente da prefeitura municipal no último período. 

A esquerda está em casa, reclusa e sem ligações com a população realmente, então nesta análise não será mais tratado sobre esta ala. A direita e os bolsonaristas estão em disputa para abrir o comércio da cidade, isso ocorre desde o começo da pandemia, quando várias carreatas foram realizadas pelos comerciantes para impedir o fechamento do comércio. Agora, em momento em que a Covid-19 está afetando muito mais a população e a situação é incontrolável, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) é obrigado a manter o comércio fechado por vários dias, com aberturas graduais, para desespero da classe patronal que está sofrendo financeiramente por seus negócios. 

Em 16 de julho de 2020, um pequeno grupo de comerciantes vai a frente da prefeitura municipal com algumas caixas de som e acaba cercando o prefeito no momento que este fugia da manifestação. Alguns mais ousados conseguiram cercar o carro e dar pontapés e socos, enquanto o tucano Duarte Nogueira se evadia. Duas semanas depois, o mesmo grupo, no dia 06 de Agosto de 2020, realizou outra manifestação, desta vez mais calma para pressionar o prefeito. Ambos os atos, realizados em prol dos comerciantes, não devem ser tomados exclusivamente como a fúria de um setor, já que inclusive a organização patronal que representa os comerciantes está dando aval para Duarte Nogueira como se pode notar a assinatura do documento ... Os atos são parte da movimentação da direita bolsonarista em pré-campanha, são por parte dos bolsonaristas um exercício para um assalto ao poder, pois os bolsonaristas não são ingênuos o suficientes para deixar as ruas em plena luta política. 


Colabore com nossa imprensa operária, assine o Farol Operário: https://apoia.se/faroloperario
Se não puder colaborar, compartilhe nosso trabalho, isso dá amplitude às nossas denúncias e tem grande valor para nós.
Acompanhe nossas redes: https://www.facebook.com/faroloperario
Instagram: @farol.operario


terça-feira, 14 de julho de 2020

O crescimento da extrema-direita em Ribeirão Preto

image.png
O avanço da extrema-direita na cidade de Ribeirão Preto expressos pelo Movimento Brasil Limpo, que em determinadas ocasiões chamam os direitistas para atos públicos, está diretamente ligado aos acontecimentos políticos nacionais. Mesmo com os quase 73% dos votos dos ribeirão-pretanos ao  presidente ilegítimo Bolsonaro, existe uma justificativa histórica para o deslocamento da população à direita.

Primeiramente, importa deixar claro que não se trata da ignorância da população acerca do problema político, assim, não se trata de um problema individual do povo, não cabendo culpabilizá-los, uma vez que o jogo político depende sobremaneira de fatores objetivos que são postos ao conhecimento da população a cada episódio do cenário político. De maneira simples, para entender como funciona a manipulação, se a imprensa burguesa anuncia a vitória do Presidente Jair Bolsonaro, dá informações de que o Tribunal Superior Eleitoral considerou válida a eleição, então poderia se dizer que não houve fraude e que essa etapa política correu naturalmente. Contra essa suposta validade, por exemplo, a condenação sem provas e prisão ilegal do ex-presidente Lula e o impedimento dele de participar das eleições sequer é mencionado, sendo que o candidato que teria maiores chances de vencer as eleições para o cargo de presidente era Lula, segundo as pesquisas de opinião realizadas durante a corrida eleitoral.

Em Ribeirão Preto, a direita golpista e sua mídia não agiu de modo diverso. Como a “luta contra a corrupção” e contra o PT tomava espaço a nível nacional, a nível local, a burguesia começou a aproveitar a onda e financiar os movimentos direitistas e articular um ataque à esquerda. Nas eleições municipais de 2012 para Prefeitura de Ribeirão Preto, o pré-candidato Fernando Chiarelli (PTdoB) foi preso por “ofender” a ex-prefeita Darcy Vera (PSD). Sem o Chiarelli, restando o Nogueira (PSDB) e Darcy Vera, esta venceu as eleições.  Surgiu em 2015, o Movimento Brasil Limpo que levava adiante o combate à corrupção, dando apoio ao PSDB e seu candidato, Duarte Nogueira. No mesmo ano, Chiarelli acusou sem provas o ex-vereador do PT, Zé Alfredo, por peculato, ficando preso por 7 meses, sendo absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça, já que não existiam provas.  Em 2016, a ex-prefeita Darcy Vera foi presa pela operação Sevandija por corrupção envolvendo fraude na licitação com empresas e, no mesmo ano, Duarte Nogueira vence as eleições municipais como prefeito. 
Ficaram marcados, então, esses episódios no ambiente político de Ribeirão Preto. De modo geral, foi a chamada luta contra a corrupção que levou o PSDB a vencer as eleições e arregimentar a extrema-direita sob o Movimento Brasil Limpo. 
Em decorrência disso, a população deu uma guinada à direita nas eleições presidenciais de 2018, haja visto que a luta contra a "corrupção" e contra o PT e a esquerda no geral já estava consolidada em nível local.
No entanto, não significa que a maioria da população é bolsonarista de extrema-direita ou algo do tipo. Para se ter uma noção, o governo Bolsonaro em cem dias já demonstrou ser um dos governos mais rejeitados pela população, uma desaprovação de 30% da população. Isso demonstra que a população em geral muda de opinião facilmente, o que favorece quem acompanha a marcha dos acontecimentos políticos.

Colabore com nossa imprensa operária, assine o Farol Operário: https://apoia.se/faroloperarioSe não puder colaborar, compartilhe nosso trabalho, isso dá amplitude às nossas denúncias e tem grande valor para nós.
Acompanhe nossas redes: https://www.facebook.com/faroloperarioInstagram: @farol.operario

Governo Boric será de direita besuntado em um esquerdismo de fachada

No dia 11 o novo presidente do Chile tomou posse, após 4 anos de governo do direitista Sebastián Piñera. A imprensa internacional deu muito ...