quinta-feira, 23 de julho de 2020

Os parasitas almoçam de graça

image.png
A frase "não existe almoço grátis", usada por direitistas para difamar o comunismo, apesar de ser uma frase falsa e oportunista, tem uma base na realidade: o fato de que sempre há um trabalho humano por trás da produção de mercadorias, ou de (quase) todo objeto de valor. O trabalho humano, a energia e tempo dedicados à produção, atribuem um valor à mercadoria, o que faz com que ela não seja "grátis": mesmo disponibilizada sem custo, é certo que alguém terá de arcar com o custo.

Dois aspectos desse custo: primeiro, no capitalismo o trabalhador, que já é escravizado pela burguesia, é obrigado a arcar com todos os custos de alimentação, serviços, necessidades básicas, entre outros. A consequência disso é a miséria, o trabalhador se vê incapaz de pagar pela satisfação de suas necessidades, apesar de ele, com seu trabalho, produzir: se o valor que o trabalhador recebe é menor do que o valor que ele produz, então ele está arcando com o custo de vida de outrem, no caso, daquele que se apropria do valor que ele produz: o patrão. Então, no capitalismo, o almoço grátis é o almoço do patrão, que é um parasita dos trabalhadores. E os trabalhadores, com isso, ficam incapazes de ter dignidade.

O segundo aspecto desse custo é a evolução das forças produtivas. Conforme a tecnologia avança, o trabalho humano pode ser substituído, cada vez mais, pela automação. E, hoje em dia, já estamos em um nível tecnológico que possibilita a substituição quase total do trabalho braçal, ou seja, do trabalho dedicado à produção de mercadorias, pela automação. O trabalho humano, no comunismo, será dedicado à outros objetivos, já que não é necessário mais "por a mão na massa". Duas consequências: para que o capitalismo continue sendo viável, é necessário frear o avanço tecnológico e científico, pois, caso contrário, a escassez some, e portanto a margem de lucro do patrão desaparece.

 A segunda consequência da automação é o fim do "custo" da mercadoria: não é mais necessário aos seres humanos dedicar tempo e energia para produzir nada, e a consequência disso é o desaparecimento do valor das mercadorias: todas elas passam a ser produzidas sem custo. Portanto, hoje em dia, existe almoço grátis!


Colabore com nossa imprensa operária, assine o Farol Operário: https://apoia.se/faroloperario
Se não puder colaborar, compartilhe nosso trabalho, isso dá amplitude às nossas denúncias e tem grande valor para nós.
Acompanhe nossas redes: https://www.facebook.com/faroloperario
Instagram: @farol.operario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo Boric será de direita besuntado em um esquerdismo de fachada

No dia 11 o novo presidente do Chile tomou posse, após 4 anos de governo do direitista Sebastián Piñera. A imprensa internacional deu muito ...