terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Notícias do mundo: Irã e Israel – o assassinato do pai do programa nuclear iraniano


Se Biden realmente assumir a presidência dos Estados Unidos, Trump deixará a Casa Branca sendo o único Presidente nos últimos 30 que não iniciou uma guerra declarada contra outra nação do mundo. Os envolvimentos intermináveis dos Estados Unidos em guerras estrangeiras datam desde a presidência de Ronald Reagan. Porém os tempos estão cada vez mais obscuro e a agenda do deep state enquanto representante do Império mostra-se cada vez mais perversa. 

O imperialismo parece ter um alvo preferencial para suas aventuras bélicas e esse é o Irã. No dia 03 de janeiro de 2020 Qasem Soleimani, major-general da Guarda Revolucionária Islâmica por mais de 20 anos, comandante da Força Quds, herói da revolução islâmica e considerado na época o maior mártir iraniano vivo, foi assassinado pelos Estados Unidos. Isso levou a uma grave crise no Oriente Médio e quase desencadeou uma guerra termonuclear de grandes proporções. 

Agora a vítima do imperialismo foi Mohsen Fakhrizadeh, pai do programa nuclear iraniano, assassinado em uma emboscada em Teerã com armas da OTAN no dia 27 de novembro de 2020. Fakhrizadeh já tinha sofrido ameaças públicas do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em 2018. Tanto Estados Unidos quanto Israel são contrários ao desenvolvimento do uso de energia nuclear pelo Irã. Com a política claramente imperialista e bélica que deverá ser praticada por Joe Biden as tensões com o Irão deverão tornar-se cada vez maiores.

O Irã foi um dos primeiros países que sofreu com a onda de COVID-19 tendo um número grande de perda de vidas humanas. As sanções econômicas impostas por Donald Trump ao Irã dificultou que o país persa realizasse a importação de medicamentos, máscaras e respiradores. Além de ser o principal cientista nuclear iraniano, Fakhrizadeh também dirigia o programa de pesquisa iraniano de uma vacina do COVID-19. 

Dois outros importantes cientistas nucleares iranianos já foram assassinados antes: Masoud Ali Mohammadi em 2010 e Hassan Tehrani-Moghaddam em 2011. Entre 2010 e 2012, durante o governo de Barack Obama, acontecerem ao menos cinco atentados contra cientistas iranianos envolvidos em projetos de energia nuclear. Quatro deles morreram e um ficou gravemente ferido. Há fortes indícios de que esses atentados foram realizados por Israel com os auspícios dos Estados Unidos.

O Irã foi um dos primeiros países a ser assolado pela onda de COVID-19. Também apresentou um alto número de pessoas mortas pelo vírus. Donald Trump estabeleceu uma política de sanções econômicas contra o Irã. Isso dificultou a importação de produtos para a prevenção e combate a a doença, como: máscaras, medicamentos e respiradores. Hassan Rohani, Presidente do Irã, informou que a exemplo do assassinato de Soleimani não realizará nenhuma ação imediata como resposta ao atentado que matou Mohsen Fakhrizadeh. A o governo de Teerã e a classe militar iraniana está dividida. Uma parte entende que responder ao atentado com um ataque é o que Israel tanto deseja para iniciar uma enorme crise e uma guerra nuclear no Oriente Médio. Outra parte entende que ao não dar resposta aos atentados praticados pelo governo sionista de Tel-Aviv permite que esses continuem ocorrendo. 

As sanções econômicas impostas por Trump ao Irã ocasionaram em queda de seu PIB, desvalorização da moeda e aumento do desemprego. Após a morte de Soleimani, o Irã fez um ataque minucioso com mísseis a uma base militar estadunidense no Iraque sem deixar vítima. Isso foi uma forma de mostrar sua força bélica e sua capacidade estratégica. Na sequência, em um ato de terrorismo cibernético, o governo de Israel interceptou o sistema eletrônico de segurança aéreo iraniano fazendo com que o Irã cometesse um erro e derrubasse um avião ucraniano no aeroporto de Teerã. Com a sabotagem israelense que levou ao acidente aéreo e morte de quase 200 civis em sua maioria iranianos mais o assassinato de Fakhrizadeh, Israel quer dar demonstrações de força e controle quase total sobre o território iraniano. 

Duas importantes conclusões podem ser tiradas desses acontecimentos: 


1) Os Estados Unidos junto com Israel praticam ingerência dentro do território iraniano; 


2) Os atentados contra o Irã caso ocorressem em países ricos seria considerados como atos de terrorismo. 


O uso de armas nucleares no Oriente Médio é algo completamente sem parâmetro racional justificável. É de conhecimento público que fazem décadas que Israel possui armas nucleares sem uma autorização explícita da comunidade internacional. Pelas regras atuais somente os países considerados vencedores da II Guerra Mundial poderiam ter esses tipos de armas: União Soviética (hoje Rússia), Estados Unidos, Reino Unido, China e França. 

O governo de Israel faz mistérios sobre armas nucleares, nunca confirma, mas também não desmente. O assassinato do Presidente dos Estados Unidos John Kennedy em 1963 esteve envolto de mistérios com a Mossad (serviço secreto israelense), já que ele fez duras ameaças contra Israel pelo uso de reatores nucleares e desenvolvimento de armas no mesmo ano de seu assassinato. O sequestro pela Mossad do técnico nuclear israelense Mordejái Vanunu responsável por publicar informações sobre o programa nuclear secreto israelense no Reino Unido em 1986 teve características cinematográficas que não se vê nem nos filmes do 007 ou Missão Impossível. Vanunu foi clandestinamente levado para Israel onde ficou 18 anos preso. Hoje ele está proibido de sair do país falar com cidadãos não israelenses.

Trump termina seu primeiro mandato sendo o primeiro presidente em 30 anos sem um envolvimento bélico declarado. Isso levanta forte suspeita de que o assassinato de Fakhrizadeh foi praticado por Israel com apoio todo o apoio do Deep State tem um fim em si mesmo: iniciar uma grande conflito marcado por uma guerra termonuclear no Oriente Médio.

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quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O Congresso de Unificação e os Economicistas: Prefácio à obra "O Que Fazer?" de Vladimir Lenin


Vladimir Lenin foi um dos grandes revolucionários e expoentes do marxismo da história. Sua obra teórica e prática resultou na maior mobilização proletária da modernidade e no maior exemplo concreto de modelo socialista: a União Soviética.

Porém, assim como inúmeras conquistas históricas, esta também teve origem determinante de uma desilusão ou imprevisto: no caso, o fracasso do Congresso de Unificação.

No fim do Século XIX, a Rússia ainda vivia um período arcaico, mas com uma intensa mobilização operária, que organizava greves e movimentos sindicais. Isso já concomitantemente à uma prática mais consolidada da social-democracia. 

Todo esse contexto culminou no Congresso supracitado, que ocorrera em Zurique, em 1901, no intuito de ratificar uma união das frentes social-democráticas russas em vigência. Prática que fora logo abortada pelos marxistas mais ortodoxos (Lenin, Martov, Plekhanov, Zassulitch...) por conta de propostas de aditamentos oportunistas à resoluções de congressos anteriores. Sendo assim, esse Congresso foi importante para delimitar a parcela revolucionária, ligada ao Partido Social-Democrata, representada pelo jornal Iskra, e a parcela reformista, pejorativamente nomeada por Lênin de "Economicista", representada principalmente pela revista Rabótcheie Dielo. Posteriormente, após o declínio do "Economicismo", este se reinventaria na forma de Menchevismo, liderado por alguns dos militantes do próprio Iskra dessa época, como Martov e Plekhanov.

Assim, Lenin se vê obrigado a mudar o tom de sua obra. Se em "Por Onde Começar?" têm se um artigo didático e direto a respeito do direcionamento partidário da social-democracia (caráter e conteúdo da agitação, tarefas de organização e plano de formação de um partido nacional), "O Que Fazer?", sem perder o norte teórico da obra anteriormente citada, acaba constituindo-se como uma Polêmica: consagrado método marxista no campo teórico, que ajuda a delimitar o inimigo e denunciar seus interesses deturpados. Este, claro, tratava-se dos Economicistas, rotulados assim não por uma minuciosa investigação de suas coincidências, mas como uma medida profilática, para que estas células reformistas não contaminem outras dentro do partido, pois, no fim, mais importante do que um reconhecimento científico das novas tendências é o protagonismo da luta de classes. Ao estabelecer concessões à ideologia burguesa dentro do partido, quando menos se espera, esta já o dominou. Lenin inclusive cita o exemplo francês de Millerand, que abraçou o reformismo do teórico alemão Bernstein e culminou num governo de caráter autoritário à camada trabalhadora.

Nesses moldes, Lenin discorre nos capítulos do livro duras críticas ao caráter reformista-burguês dos Economicistas, muito por conta de sua defesa ao Espontaneísmo, que nada mais é do que a defesa de que a classe trabalhadora tem totais condições de guiar-se de forma autônoma ao seu destino revolucionário. Esta constatação se verifica oportunista pois, sem um aporte teórico revolucionário que, convenhamos, não se encontra no senso comum em nenhuma sociedade capitalista, o operário tende a ser dominado pelo status burguês vigente, que se materializa, no campo da esquerda, na política trade-unionista: os operários são incentivados a se preocupar exclusivamente com sua emancipação econômica, através de melhorias individuais de trabalho, lutas sindicais e alienação política. Os Economicistas travam uma disputa teórica com os revolucionários ("Revolução do dogma ou da vida!") no intuito de garantir seu protagonismo político, mantendo o trabalhador à reboque, o enganando com argumento falaciosos como de que "a política tende a seguir a economia". Tudo isso sob a tutela da "Liberdade de Crítica": jargão economicista que simboliza a liberdade de se formular novas teorias "modernas" ao "engessado" marxismo, que na verdade se mostraram apenas como reinvenções farsescas preestabelecidas do reformismo burguês. A "Liberdade de Crítica", dessa maneira apresentada, é uma ausência de princípios e uma renúncia teórica, à qual revolucionário nenhum pode se dar o direito! Este deve estar preparado para identificar a infiltração anti-revolucionária ainda que bem disfarçada.


Demais contradições como a do funcionamento da imprensa revolucionária, das greves, da organização partidária, são apontados e também serão tratados no decorrer do Curso sobre a Obra organizado pelo Farol Operário, que terá início nesta Quarta-Feira, em Fernandópolis, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 19hrs. O evento também terá transmissão online via Google Meet.

Inscrições:farol.op17@gmail.com ou forabolsonaro.fernandopolis@gmail.com

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Farol Operário quer educar o povo para a Revolução



O Farol Operário é um jornal que está ao lado dos trabalhadores com o objetivo de construir uma sociedade comunista, por isso denuncia todos os abusos dos poderosos. Porém não se limita a isso, busca levar aos trabalhadores o melhor da teoria revolucionária aos sábados e domingos no final da tarde, especificamente às 20H, com seus dois grupos de estudo de Marx. Isso ocorre com o objetivo de criar um senso maior de profundidade política dos trabalhadores para a vitória da revolução. “Sem teoria revolucionária, sem prática revolucionária” como mostrou Lênin. 

Todo o material produzido para educação revolucionária está no canal do Youtube, no Blog do Farol Operário e nas Notas na Página do Facebook. Há pouco material ainda, mas é possível ver a apresentação do texto Carta a Um Camarada de Lênin e alguns capítulos do Capital e da Ideologia Alemã. 

No final deste ano, a organização política Farol Operário percebeu a necessidade de ampliar o domínio do marxismo para a população e seus quadros por meio do curso de formação do livro “Que Fazer?”, obra-prima da luta operária. O livro é uma polêmica de Lênin com a ala reformista do movimento operário russo e seus métodos, colocando de forma clara como deve ser uma atuação marxista. 

O curso será realizado por meio de exposições relativamente curtas 30 minutos de cada capítulo, após haverá uma sessão com perguntas e um pequeno debate entre participantes do curso.


Dia 23 dez - Prefácio (Online e presencial em Fernandópolis) 

Dia 28 dez – Trena (Online). Cap. 1 - DOGMATISMO E LIBERDADE DE CRÍTICA

Dia 29 dez – Cap. 2 - ESPONTANEIDADE DAS MASSAS E A CONSCIÊNCIA SOCIAL-DEMOCRATA

Dia 30 dez – Suzuki (Online). Cap. 3 - POLÍTICA SINDICAL E POLÍTICA SOCIAL-DEMOCRATA

Dia 3 jan – Salinas (Online). Cap. 4 - OS MÉTODOS ARTESANAIS DOS ECONOMISTAS E A ORGANIZAÇÃO REVOLUCIONÁRIA

Dia 5 jan – Trena (Online). Cap.5 -  PLANO DE UM JORNAL PÚBLICO PARA TODA A RÚSSIA 


Faça parte do curso, venha estudar Lênin com quem está todos os dias lutando para construir a revolução!


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Governo Boric será de direita besuntado em um esquerdismo de fachada

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