domingo, 17 de maio de 2020

É necessário ficar alerta e defender o governo venezuelano

armas.jpg

O último ataque imperialista contra a Venezuela, do dia 3 de maio de 2020, foi um fracasso, graças ao engajamento do povo venezuelano na defesa nacional e do governo popular de Nicolás Maduro. Esse engajamento mostra, entre outras coisas, o sucesso desse governo em envolver o povo na defesa de seus interesses políticos contra o imperialismo, o que é um feito grandioso e louvável.

Contudo, é necessário ficar alerta: este ataque pode ser o primeiro de muitos. A verdade é que foi um ataque patético, mais parecido com uma tentativa de formar uma cabeça de ponte para futuras invasões, ou mesmo coletar dados sobre a prontidão das forças de defesa venezuelanas. A marinha estadounidense já está posicionada de modo a possibilitar um bloqueio total do litoral do país, e fornecer apoio logístico para uma invasão mais ampla. Tal movimentação das forças militares do imperialismo é um indício da existência de um plano mais gravoso contra o país.

A crise econômica e a crise de saúde pública causadas pela pandemia do COVID-19, presumidamente, movimentaria a solidariedade internacional e o afrouxamento dos embargos contra o país, para que possa lidar melhor com a pandemia. Contudo, verifica-se, neste caso específico, e, também, ao longo da história, o exato oposto: o imperialismo, sem se preocupar com as vidas humanas em jogo, aproveita o momento de fragilidade de suas vítimas para atacar, de modo impiedoso, e perpetuar seu domínio sobre os povos oprimidos.

Podemos comemorar nossas vitórias, como a frustração da invasão do dia 3 de maio, sem, contudo, baixar a guarda: é necessário, mais do que nunca, apelar ao apoio de toda a classe operária, brasileira, venezuelana, e mundial, contra essa invasão. Todo apoio ao governo Maduro! Todo apoio ao povo venezuelano!

Foto: Misión Verdad.

https://twitter.com/Mision_Verdad/status/1257444635384913920/photo/4

Colabore com nossa imprensa operária, assine o Farol Operário: https://apoia.se/faroloperario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo Boric será de direita besuntado em um esquerdismo de fachada

No dia 11 o novo presidente do Chile tomou posse, após 4 anos de governo do direitista Sebastián Piñera. A imprensa internacional deu muito ...