domingo, 28 de fevereiro de 2021

Eleições nos Estados Unidos (13): As onze nações rivais que formam os Estados Unidos


A obra do pesquisador Colin Woodard “American Nations: A History of the Eleven Rival Regional Cultures of North America” nos apresenta uma interpretação sobre a constituição dos EUA muito diferente do que estamos acostumados. Woodard concluiu que os EUA é uma nação formada por onze subnações distintas e  rivais. Seu livro apresenta uma descrição de características fundamentais de cada uma dessas subnações, que se caraterizam principalmente pelos valores culturais bastante específicos, sendo que entendimentos como "liberdade individual" e "papel do estado" varia em cada uma delas. 

A denominação que Woodard dá as subnações estadunidenses são: New France, Yankedom, New Netherland, TideWater, Greater Appalachia, Deep South, First Nation, The Midlands, El Norte, The Far West e The Left Coast.


New France

A New France compreende territórios dos estados de Louisiana, principalmente Nova Orleans, e do Quebec, no Canadá. São regiões que sofreram forte exploração imperialista ao longo de sua formação, mas que se constituíram com valores liberais nos costume e de defesa da intervenção estatal na economia. Essa subnação tende a ter valores positivos em relação a questão homoafetiva e racial, constituindo-se a partir do multiculturalismo. Woodard entende que a Nova França é resultado do encontro da cultura rural do norte da França com tradições indígenas do nordeste da América do Norte.


Yankedom

O Yankedom compreende a região nordeste dos EUA conhecida como Nova Inglaterra (Maine, Vermont, Nova Hampshire, Massachusetts, Connecticut e Rhode Island), o interior do estado de Nova York e a parte norte da região conhecida como meio-oeste industrial (Pensilvânia, Ohio, Indiana, Michigan, Illinois, Wisconsin, Iowa e Minnesota). Essa subnação é resultante do processo de colonização de imigrantes puritanos de origem inglesa, escocesa e irlandesa. Woodard identificou que trata-se de uma região onde as pessoas são favoráveis a intervenção estatal na economia e bastante abertas para pessoas de culturas distintas. Há uma valorização pela educação e participação política. Segundo Woodard, o povo ianque seria influenciado por uma busca de desenvolvimento civilizacional com ênfase no viés econômico terrestre (e não por meio do comércio marítimo), colocando o bem comum acima do individual. Para eles a liberdade e a autoridade são resultantes da comunidade e os ricos deveriam contribuir com impostos, hospitais, bibliotecas e escolas como forma de elevar a dignidade e emancipação dos demais. Importantes líderes políticos como Theodore Roosevelt, Franklin Delano Roosevelt, Woodrow Wilson, John Fitzgerald Kennedy e George Hebert Bush e membros da elite econômica como a família Rockefeller, Bill Gates e Warren Buffet são de origem ianque. Chicago, Detroit, os grandes lagos e as principais regiões industriais dos EUA encontram-se em Yankedom.


New Netherland

A New Netherland é formada pela cidade de Nova York e parte dos estados de Nova York, Nova Jersey e Connecticut. A região foi colonizada por holandeses, guardando muitas características de desenvolvimento civilizacional do Império colonial holandês. Conforme Woodard, entre as suas características está o de ser um dos principais centros comerciais do mundo, que mantém uma enorme tolerância com a diversidade étnica e religiosa, além de compromisso com a liberdade de pensamento e de produção científica. Ao longo de sua história, a New Netherland foi um importante destino para pessoas de todo o mundo que sofreram perseguição em seu país de origem. Wall Street, o maior e o mais importante centro financeiro do mundo, encontra-se na Ilha de Manhattan, em New Netherland.


TideWater

O Tide Water abrange áreas das costas de antigas colônias imperiais, como Maryland, Virgínia e Carolina do Norte. Washington D.C., a capital dos EUA, encontra-se no TideWater. Para Woodard, a região desenvolveu sociedades com características feudais e marcadas pela escravidão, o que justificaria a familiaridade das pessoas com códigos de autoridade e tradição. Cabe destacar que o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos EUA, fica ao lado do Rio Potomac, no condado de Arlington, no estado da Virgínia, portanto no TideWater. Também se encontra aqui a cidade de Norfolk, sede de uma das maiores bases navais militares dos EUA e seu ponto marítimo estratégico mais importante.  Questões como igualdade e participação política não são tão importantes para a população do TideWater, segundo Woodard.


Greater Appalachia

O Greater Appalachia compreende territórios dos estados da Pensilvânia, Virgínia Ocidental, Kentucky, Tenessee, Arkansas, Oklahoma e Texas. Para Woodard a população da região do Grande Appalachia formou-se a partir de guerreiros e portanto desenvolveu uma ética militar. No entanto, defendem valores de soberania pessoal e liberdade individual. Durante a guerra civil (1861 – 1865) o Grande Appalachia pertenceu aos estados confederados em um primeiro momento, mas depois se alinhou à União. Hoje, segundo Woodard, o Grande Appalachia tem tido posicionamentos contrários a forma de organização federativa dos EUA, apresentando forte rivalidade tanto contra os aristocratas do Deep South como contra os imperialistas humanitários ianques do Yankedom.


Deep South

O Deep South corresponde a territórios dos estados da Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Florida, Alabama, Mississipi, Louisiana e Texas. Sua formação está associada a um modelo de colonização imperialista relacionado à Companhia Britânica das índias Ocidentais, marcada pela servidão e autoritarismo. Muitos desses colonizadores eram pertencentes à nobreza britânica que produziam açúcar, rum e algodão em Barbados e outras ilhas do Caribe. Segundo Woodard, implementaram um sistema de castas e se opõem até hoje ao poder federal e a intervenção e regulação estatal sobre a economia. Tendem a usar o aparato repressivo do estado como instrumento de perpetuação da violência e das desigualdades sociais. As elites aristocráticas do Deep South tendem a gastar seu dinheiro com o consumo suntuário de bens importados e fazer oposição à bibliotecas, ensino universal, liberdade de imprensa e desenvolvimento tecnológico.


First Nation

A First Nation compreende o Alaska e certos territórios do Canadá. Tendo a menor população e a maior área territorial dentre as nações, é formada por povos nativos que sempre tiveram resistência à colonização de povos europeus. Woodard afirma que os povos da First Nation preservam conhecimentos e uma cultura que os permitem viver em regiões muito frias e hostis do ártico. Seu território que chega a ser maior que toda a parte continental dos EUA é povoado por algo em torno de 300 mil pessoas. 


The Midlands

The Midlands compreende territórios de Delaware, Pensilvania, Ohio, Indiana, Illinois, Iowa, Nebraska, Kansas, Tennessee, Oklahoma, Texas, Penhandle e Novo México. A região do Midlands também é conhecida como América Central ou coração dos EUA. Woodard considera que essa região é formada por uma população de classe média com muitas variações étnicas e bastante pluralista. Seus primeiros colonizadores foram alemães que compartilhavam com os ianques a ideia de que o benefício comum deveria se sobrepor ao individual. No entanto, trata-se de um povo que não aprova a intervenção estatal na economia.


El Norte

El Norte compreende territórios dos estados do Texas, Novo México, Arizona e California e os estados do norte do México. Para Woodard, El Norte se caracteriza como um dos lugares mais particulares de todo o EUA, já que sua formação tem forte influência da colonização do Império Espanhol e portanto predomina a cultura hispânica. As pessoas que vivem nessa subnação são consideradas muito trabalhadoras, independentes, autossuficientes e com muita capacidade de adaptação. Esse povo também possui um certo ímpeto revolucionário, como influência do histórico do El Norte em guerras de independência do Império Espanhol ou contra os EUA. Os estados mexicanos pertencentes ao El Norte também promovem movimentos separatistas em relação ao México.


Far West

O Far West compreende as regiões das Grandes Planícies e ao Oeste das Montanhas (Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Kansas, Montana, Wyoming, Colorado, Utah, Idaho, Nevada, Arizona, Novo México, Alasca, Washington, Oregon e Califórnia). Para Woodard essa região se caracteriza mais por questões ambientais que etnográficas. Sua colonização se deu pela presença de corporações sediadas em grandes metrópoles que construíam ferrovias e sistemas de exploração mineral. Muitos trabalhadores foram levados para essa região e ali deixados em situação de dependência e pobreza ao final da exploração mineral. Segundo Woodard, isso é uma das razões para que a população de Far West faça oposição ao governo federal e aos ianques. 


The Left Coast

The Left Coast compreende a região da costa oeste dos EUA (Califórnia, Alasca, Oregon e Washington) e a região da Colúmbia Britânica no Canadá. Essa região que fica no oceano Pacífico foi colonizada por pessoas oriundas da Nova Inglaterra e Greater Appalachia, caracterizando uma mistura de culturas muito distintas. Conforme Woodard, houve a tentativa de constituir uma Nova Inglaterra no Pacífico por parte de missionários puritanos ianques, algo que não foi completamente bem sucedido devido à influência cultural de pessoas oriundas do Grande Appalachia. Cabe destacar que a Califórnia é o estado mais rico dos EUA e que a sede da indústria cinematográfica, Hollywood, e da tecnologia da informação, Vale do Silício, encontram-se na Left Coast. Para Woodard, a Left Coast é resultante de uma idealização utópica de liberdade ianque e um sentimento de autoexpressão e exploração dos oriundos do Grater Appalchia. Isso teria influenciado na capacidade de desenvolvimento de produção cultural e de tecnologia da informação. A Left Coast foi também o berço do surgimento da New Age e do movimento hippie, sendo sede do Festival de Monterey, antecessor do Woodstock. A atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, é do Left Coast. Importantes cidades como Los Angeles, São Francisco, San Diego, San José, Seattle e Portland estão nessa subnação. A UCLA (Universidade da California de Los Angeles) foi sede do Maio de 68 estadunidense e hospedou alguns do mais importantes intelectuais das pautas identitárias do mundo, como Herbert Marcuse e Angela Davis. The Left Coast apresenta-se como a subnação que mais se alinha com o Yankedom e que mais possui conflitos com Far West.


Colabore com nossa imprensa operária, assine o Farol Operário: https://apoia.se/faroloperario
Se não puder colaborar, compartilhe nosso trabalho, isso dá amplitude às nossas denúncias e tem grande valor para nós.
Acompanhe nossas redes: https://www.facebook.com/faroloperario
Instagram: @farol.operario


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo Boric será de direita besuntado em um esquerdismo de fachada

No dia 11 o novo presidente do Chile tomou posse, após 4 anos de governo do direitista Sebastián Piñera. A imprensa internacional deu muito ...