quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Bolívia: um novo golpe ou o retorno de um governo popular?


Após um golpe militar que forçou Evo Morales a renunciar, e após um ano de má gestão, a direita boliviana perde novamente a disputa eleitoral, dessa vez para o candidato do MAS (Movimento ao Socialismo) Luis Arce.

Sabe-se que Evo havia ganho eleições, em 2019, e sofreu um golpe, de forças apoiadas pelo imperialismo, justamente porque o imperialismo queria impedir que o país tivesse um governo minimamente soberano, minimamente popular: A intenção é o saque dos recursos e a escravização da população.

Nada impede os militares de darem outro golpe. Podem até, por cinismo, convocar novas eleições, para daqui mais um ano: eleições, por si só, têm pouco valor. Por isso, o povo deve garantir a própria vitória pela força da mobilização: o partido de Arce e Evo, o MAS, deve convocar o povo ás ruas, em massa, para que a vitória popular seja garantida contra novos golpes. Soma-se a isso a necessidade de que a Evo seja permitido o retorno À Bolívia, livre de qualquer acusação ou perseguição, com seus direitos políticos restituídos: se alguém deve ser preso, esse alguém é Camacho, ou Mesa, ou Añes, e os demais responsáveis pelo golpe.

A mobilização também é importante para que seja garantida a soberania da política que o povo escolheu, ao eleger Arce: não se pode permitir o surgimento de outro Lenín Moreno, o traidor que estabeleceu um governo contrário ao que prometeu no Equador. 

Não há espaço, portanto, para mais capitulações e covardia por parte do MAS: a sua vitória deve ser garantida pela força da mobilização popular, e a força da mobilização popular deve garantir a lealdade do candidato que elegeu, sem negociação com a direita, sem permitir novos golpes. 


Todo poder ao povo!


Colabore com nossa imprensa operária, assine o Farol Operário: https://apoia.se/faroloperario
Se não puder colaborar, compartilhe nosso trabalho, isso dá amplitude às nossas denúncias e tem grande valor para nós.
Acompanhe nossas redes: https://www.facebook.com/faroloperario
Instagram: @farol.operario 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo Boric será de direita besuntado em um esquerdismo de fachada

No dia 11 o novo presidente do Chile tomou posse, após 4 anos de governo do direitista Sebastián Piñera. A imprensa internacional deu muito ...